Caderneta de Poupança. Vale a Pena?
Pela facilidade e praticidade, a caderneta de poupança sempre foi a aplicação mais popular entre os brasileiros. Porém, quem deixa seu dinheiro na caderneta pode sair perdendo.
Para entendermos o porque disso, vamos olhar primeiro quanto rende a poupança.
Apenas para conhecimento, a fórmula do rendimento da poupança depende diretamente da taxa de juros básicos da economia, a taxa Selic.
Caso a Selic esteja acima de 8,5%, a caderneta de poupança irá pagar 0,5% ao mês (ou 6% ao ano), mais a variação da TR (Taxa Referencial, calculada e divulgada diariamente pelo Banco Central).
Em caso de Selic abaixo de 8,5%, a poupança irá pagar 70% da Selic + TR. Para se ter uma referência, em Julho/2017, a TR foi de 0,0623%.
Rendimento Real da Poupança
Segundo dados do Valor Econômico, no acumulado de 12 meses, a caderneta de poupança rendeu 7,71%, enquanto a inflação acumulada neste mesmo período foi de 2,71%. Ou seja, um retorno real interessante de 4,87%.
Porém, ao analisar o histórico da caderneta nos últimos anos, não é incomum ver o aumento de preços corroer todo o rendimento da poupança, fazendo o “investidor” perder poder de compra (leia-se: dinheiro).
Como podemos ver no gráfico abaixo, o rendimento real da poupança nos últimos anos não é lá dos mais empolgantes:
Este rendimento real baixo (as vezes negativo) da caderneta de poupança tem nome: Inflação.
Como pode notar no gráfico abaixo, a inflação nos últimos anos atingiu valores bem elevados.
Quando Aplicar na Caderneta de Poupança
Outro comentário relevante sobre a aplicação mais popular do Brasil é que o rendimento é pago mensalmente, ou seja, caso deposite o dinheiro no dia 05, apenas no dia 05 do mês seguinte será pago o rendimento.
Caso precise retirar o dinheiro no dia 04, nenhum rendimento será aferido.
Porém, existem um caso específico, em que pode valer a pena deixar algum dinheiro na caderneta de poupança: Para montar sua Reserva de Emergência.
Neste artigo aqui, detalhei sobre a Reserva de Emergência e disse porque você precisa ter uma!
A Poupança, portanto, deixa um pouco a desejar como investimento, mas é muito útil para guardar dinheiro.
Conclusão:
Apesar de a caderneta de poupança ser a aplicação mais fácil de ser feita e sem dedução de imposto de renda, sua rentabilidade é muito baixa.
[optin_box style=”1″ alignment=”center” action=”https://www.aweber.com/scripts/addlead.pl” method=”post” email_field=”email” email_default=”Seu e-mail” email_order=”0″ integration_type=”custom” double_optin=”Y” opm_packages=””][optin_box_hidden][/optin_box_hidden][optin_box_code]
[/optin_box_code][optin_box_field name=”headline”][/optin_box_field][optin_box_field name=”paragraph”]PHA+RUJPT0sgR1LDgVRJUzogMjUgRElDQVMgUEFSQSBFQ09OT01JWkFSIERJTkhFSVJPIEFHT1JBITwvcD4K[/optin_box_field][optin_box_field name=”privacy”][/optin_box_field][optin_box_field name=”top_color”]undefined[/optin_box_field][optin_box_button type=”0″ button_below=”Y”]Download Grátis![/optin_box_button] [/optin_box]
Assim, em períodos de inflação elevada, quem tem dinheiro ali provavelmente irá perder poder de compra.
Porém, com a inflação sobre controle, a poupança passa a ter um rendimento positivo, o que não é ruim.
Entretanto, é preciso ter em mente que existem outras aplicações em renda fixa, com a mesma segurança e com liquidez, que possuem rendimentos consideravelmente maiores.
Caso tenha dívidas, mas queira investir, veja este artigo.
Poupar é preciso e a poupança funciona bem para este objetivo. Porém,um investimento inteligente passa por outras aplicações, seja elas em Renda Fixa e/ou variável.
E ai, o que achou do artigo?
Compartilhe este Artigo com seus Amigos no Facebook
Até a próxima! =)
Pingback: Porque Você NÃO Deve Calcular a Rentabilidade dos Seus Investimentos