Porque Você NÃO Deve Calcular a Rentabilidade dos Seus Investimentos
Calcular a rentabilidade dos seus investimentos pode parecer óbvio para todo investidor. Na prática, porém, não é bem assim que funciona.
Olá, seja bem-vindo a mais um artigo aqui do BLOG!
Hoje vou falar de um assunto polêmico e recomendo que abra sua mente ao ler este artigo.
Hoje vou explicar por que você não deve calcular a rentabilidade dos seus investimentos.
Assista o Conteúdo deste Artigo em Vídeo! 😎
Antes de atirar a primeira pedra, vamos a um exemplo:
Exemplo:
Vamos supor que você virou sócio de uma loja. Esta loja atende bem os clientes, têm dívida equilibrada ou inexistente, e a cada ano seus lucros aumentam de forma saudável trazendo mais resultados para você.
Você ligaria todo dia para algum negociante para perguntar quanto ela vale?
Ou você iria em outras lojas todo dia perguntar por quanto elas seriam vendidas?
Se descobrisse que o preço da sua loja é menor do que no dia/mês/ano anterior, mesmo ela te dando lucros e tendo valor, você a venderia?
Como você deve ter pensado a resposta é: NÃO!
Então por que você faz isso com ações? Por que ficar olhando todo dia se sobe ou cai?
Renda variável varia. E no curto prazo (menos de 10 anos) vai variar para todos lados e aleatoriamente, não adianta ficar procurando respostas para isso.
Por isso esqueça de uma vez por todas preços e cotações e foque em se tornar sócio de empresas com VALOR.
Isso, porque se seu parâmetro for rentabilidade, e você ficar se perguntando a todo momento porque caiu ou porque subiu, você invariavelmente vai vender no fundo, quando a cotação da empresa tiver uma queda significativa.
Afinal, se a cotação da ação caiu 5, 10 ou 20% você vai estar com uma péssima rentabilidade e, portanto, vai vender e trocar por outra coisa, já que até poupança traria uma rentabilidade positiva.
Porém, no longo prazo, a grosso modo, a cotação segue o lucro, a cotação segue os fundamentos da empresa.
Enquanto no curto prazo a cotação segue qualquer coisa.
Assim, você não precisa e não deve calcular a rentabilidade dos seus investimentos!
Lembre-se que patrimônio não tem rentabilidade, tem valor.
Se você me perguntar qual a rentabilidade dos meus investimentos ou qual a cotação atual das empresas que sou sócio eu simplesmente vou dizer que não sei e nem quero saber!
Mas uma coisa eu sei, meu patrimônio é cada ano maior, pois está locado em ativos de valor.
Portanto, não importa se a ação caiu ou subiu no curto prazo e nem o porquê, o que importa são os fundamentos da empresa.
Os Pseudo-Sócios
Outra coisa que escuto muito de pseudo-sócios de ações é dizer que se a cotação caiu é uma oportunidade de compra.
No fundo essa pessoa que está atenta a cotação cedo ou tarde vai acabar vendendo no fundo, no histerismo e no pânico, com analistas dizendo que a empresa não é mais a mesma, com jornal noticiando que a empresa caiu não sei quantos porcento, etc.
O sócio tem que ficar feliz de comprar cada vez mais caro pois assim significa que seu patrimônio está aumentando e a empresas estão bem.
E de vez em quando cai, é normal, mas como disse, no longo prazo a cotação segue o lucro e no curto prazo a cotação segue qualquer coisa.
No fim das contas, calcular a rentabilidade dos seus investimentos e ficar olhando cotação te deixa mais pobre, pois vai fazer você girar seus investimentos e se desfazer de ativos de valor.
Além disso, vai pagar taxas e impostos em cada movimentação e, pior, vai ficar desperdiçando seu tempo ao invés de usá-lo com coisas mais importantes como estar com sua família e amigos, ler ou trabalhar para ganhar mais dinheiro.
Assim, pare de perder tempo ao calcular a rentabilidade dos seus investimentos.
Preocupe-se em escolher bem seus investimentos, através dos fundamentos das empresas, ou com base nos seus objetivos no caso da renda fixa, e, 1x por ano, revise-os para garantir que seus ativos permanecem com valor.
No mais, preocupe-se com seu trabalho – para conseguir ganhar mais e aportar mais todos os meses – e com sua família, desfrutando seu tempo de forma a manter sua qualidade de vida.
E se quiser começar a investir da maneira correta, recomendo que leia e aplique o passo a passo do meu livro Minha Primeira Ação.
No livro, vou te ensinar cada passo para investir com sabedoria, desde a abertura da sua conta na corretora, da escolha das ações, da compra através do home broker, até a gestão do seu patrimônio.
Mais detalhes do livro você encontra aqui.
Um grande abraço e até o próximo artigo.