O que é o CDI?

CDI
Para você entender o que é o CDI, vou te fazer uma pergunta:

Já imaginou se existisse uma forma de pegar dinheiro emprestado de um banco com taxas bem mais atrativas?

Pois existe, desde que você seja outro banco! 😓

Explico:

Por determinação do Banco Central, todos os bancos precisam fechar o dia com um saldo positivo.

Assim, se um banco, naquele dia, possui mais saques do que depósitos, ele terá que pegar um dinheiro emprestado de outro banco, a fim de sanarem o déficit do seu caixa.


Assista o conteúdo deste Artigo em Vídeo! 😎


Agora, você acha que um banco irá emprestar dinheiro para outro banco cobrando juros estratosféricos, daqueles que você paga no seu cartão de crédito?

Claro que NÃO! Eles cobram uma taxa conhecida como Certificado de Depósito Interbancário ou simplesmente CDI, que hoje está em 8,14% ao ano, ou 0,65% ao mês.

Vamos falar agora como essa taxa afeta seus investimentos.

investidor sis

CDI e os Investimentos

taxa

Uma vez que entendeu que o CDI é uma taxa usada para empréstimos entre os bancos, decidiu-se usar essa taxa como referência para várias outras aplicações financeiras, inclusive em Renda Fixa.

Assim, o mínimo que se busca nos investimentos hoje em dia, seria o valor da taxa CDI.

Muitos investimentos em Renda Fixa usam o essa taxa como uma base para se saber qual a rentabilidade no seu investimento.

A título de exemplo, temos abaixo uma tabela com os investimentos em CDB disponíveis hoje na corretora Rico:

investimentos

Como pode ver, temos na 1º coluna a informação de qual investimento estamos analisando, no caso um CDB.

Na 2ª coluna, a referência da instituição bancária da qual o CDB está relacionado.

Na 3ª coluna, a indicação do Imposto de Renda (IR) da aplicação. O termo regressivo significa que o IR varia de 22,5% até 15%, dependendo do prazo de resgate da aplicação.

A coluna Rentabilidade informa qual a % do indexador utilizado para remunerar esse CDB. No caso da primeira linha por exemplo, 119,5% do indexador CDI.

A coluna vencimento é o prazo em que a aplicação irá vencer e a última coluna refere-se ao valor mínimo exigido para aquela aplicação.

[optin_box style=”2″ alignment=”center” action=”https://www.aweber.com/scripts/addlead.pl” disable_name=”Y” method=”post” email_field=”email” email_default=”Seu e-mail” email_order=”0″ integration_type=”custom” double_optin=”Y” name_default=”Enter your first name” opm_packages=””][optin_box_hidden][/optin_box_hidden][optin_box_code]








 

<script><script>

[/optin_box_code][optin_box_field name=”headline”][/optin_box_field][optin_box_field name=”paragraph”]PHA+PHN0cm9uZz5FLUJPT0sgR1JBVFVJVE86IDI1IERJQ0FTIFBBUkEgRUNPTk9NSVpBUiBESU5IRUlSTyBBR09SQTwvc3Ryb25nPjwvcD4K[/optin_box_field][optin_box_field name=”privacy”]100% Seguro![/optin_box_field][optin_box_field name=”top_color”]undefined[/optin_box_field][optin_box_button type=”0″ button_below=”Y”]Download Grátis![/optin_box_button] [/optin_box]

Assim, como pode notar, você NÃO investe em CDI! Você investe em CDB, LCI, LCA, etc. que pagam uma % do CDI.

A título de exemplo, vamos considerar o primeiro CDB da tabela acima, cuja rentabilidade é 119,5% do CDI e calcular a rentabilidade simplificada.

O CDI hoje vale 8,14%, logo seu rendimento bruto seria de 9,7273%. Uma vez que o prazo é de 1800 dias, o IR seria de 15%, o que daria uma rentabilidade líquida de 8,54%.

O CDI e a Selic

selic

A Taxa SELIC (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) é um índice “mãe” da Economia Brasileira. Em outras palavras, é a referência para todas as taxas de juros cobrados pelos bancos no Brasil, inclusive o CDI.

Na prática, a Taxa Selic e a taxa CDI são bem parecidas. Hoje em dia, a título de exemplo, a Selic está a 8,25% enquanto que o Certificado de Depósito Interbancário está a 8,14% ao ano.

No Brasil, mesmo com as sucessivas quedas, a taxa Selic é uma das maiores do mundo, tornando o país um paraíso para o investidor na Renda Fixa, uma vez que consegue uma alta rentabilidade comparada ao baixíssimo risco que está exposto nestes tipos de aplicações.

Conclusão

Você aprendeu que o CDI nada mais é do que um ideal a ser seguido, é uma taxa mínima que você busca nos seus investimentos.

Vimos também um exemplo prático de uma tabela de CDBs indexados pelo CDI e a relação entre ele e a Taxa Selic.

Compartilhe este Artigo com seus Amigos no Facebook

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida?

Deixe um comentário!

Até a próxima! =)

 

André Araújo

Olá! Meu nome é André Araújo e sou o autor deste Blog. Sou engenheiro e educador financeiro. Ajudo escravos do boleto a organizarem suas finanças e alcançar a independência financeira. Ajudo também pessoas que não tem tempo a perder a começarem a investir de maneira descomplicada. Ajudo as pessoas a tomarem decisões mais inteligentes sobre o dinheiro, de forma que possam viver com mais qualidade de vida, cheia de coisas que lhe dão prazer.

Website: http://www.andrearaujo.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *