Guia: Como Investir no Tesouro Direto

como investir no tesouro direto
Pela simplicidade e rentabilidade, as pessoas tem procurado saber cada vez mais como investir no Tesouro Direto. Assim, nos últimos anos, esta aplicação tem se tornado um investimento cada vez mais presente na vida do brasileiro.


Assista o Conteúdo deste Artigo em Vídeo! 😎


O programa não é exatamente uma novidade.

Está à disposição dos brasileiros desde janeiro de 2002. Foi implementado pelo Tesouro Nacional em parceria com a CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia).

De lá pra cá, tem sido cada vez mais comum a recomendação de especialistas de algum título público como forma de proteger a parte do portfólio mais exposta às oscilações do mercado.

Por conta disso, seria normal que a popularidade da aplicação deslanchasse na mesma velocidade em que se multiplicam as sugestões.

Seja por medo ou por não saber como investir no tesouro direto, na prática, porém, isso não acontece.

Uma breve olhada nas estatísticas do governo revela a existência de um longo caminho para que o Tesouro Direto participe com mais intensidade da rotina dos poupadores brasileiros.

No final de Junho/2017 eram  834.835 CPFs inscritos no programa. Em comparação o Banco Central registra mais de 100 milhões de cadernetas de poupança, de longe a aplicação mais popular do país.

Entendo que um dos motivos por trás dessa enorme discrepância seja a falta de informações práticas sobre os procedimentos necessários para desbravar o mercado.

investidor sis

Para boa parte dos potenciais investidores, não basta uma “mera” indicação de quais títulos comprar.

Tão ou mais importante é conhecer os fundamentos que os regem e o que precisa ser feito (falo do trabalho braçal mesmo de como investir no tesouro direto) para conseguir adquiri-los.

Pensando nisso, decidi ensinar para todos aqueles que ainda os desconhecem, os fundamentos e como investir no Tesouro Direto .

Se você ainda não faz parte dos milhares de brasileiros que aplicam no Tesouro Direto, continue lendo que vamos explicar tudo que você precisa saber para começar o quanto antes ok?

Conteúdo

Tesouro Direto: O que é?

tesouro direto
O Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a BM&F Bovespa para venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, por meio da internet.

Concebido em 2002, esse Programa surgiu com o objetivo de democratizar o acesso aos títulos públicos, ao permitir aplicações com apenas R$ 30,00.

Além de acessível e de apresentar opções de investimento que se encaixam aos seus objetivos financeiros; o Tesouro Direto oferece boa rentabilidade e liquidez diária, mesmo sendo a aplicação de menor risco do mercado.

Representa, portanto, uma excelente oportunidade para você realizar seu planejamento financeiro sem complicação.

Afinal, o que são Títulos Públicos?

Os títulos públicos são ativos de renda fixa, ou seja, seu rendimento pode ser dimensionado no momento do investimento, ao contrário dos ativos de renda variável (como ações), cujo retorno não pode ser estimado no instante da aplicação.

Dada a menor volatilidade dos ativos de renda fixa frente aos ativos de renda variável, este tipo de investimento é considerado mais conservador. Ou seja, de menor risco.

Ao comprar um título público, você empresta dinheiro para o governo brasileiro em troca do direito de receber no futuro uma remuneração por este empréstimo, ou seja, você receberá o que emprestou mais os juros sobre esse empréstimo.

[optin_box style=”5″ alignment=”center” action=”https://www.aweber.com/scripts/addlead.pl” method=”post” email_field=”email” email_default=”Seu melhor e-mail” email_order=”0″ integration_type=”custom” double_optin=”Y” opm_packages=””][optin_box_hidden][/optin_box_hidden][optin_box_code]








 

<script><script>

[/optin_box_code][optin_box_field name=”headline”][/optin_box_field][optin_box_field name=”paragraph”]PHA+PHN0cm9uZz5FLUJPT0sgR1JBVFVJVE86IDI1IERJQ0FTIFBBUkEgRUNPTk9NSVpBUiBESU5IRUlSTyBBR09SQSE8L3N0cm9uZz48L3A+Cg==[/optin_box_field][optin_box_field name=”privacy”]100% Seguro![/optin_box_field][optin_box_field name=”top_color”]undefined[/optin_box_field][optin_box_button type=”0″ button_below=”Y”]Download Grátis![/optin_box_button] [/optin_box]

Cabe ressaltar que os títulos públicos são negociados apenas escrituralmente; isto é, não existe um documento físico que representa o título.

Você terá a garantia da aplicação por meio do número de protocolo gerado a cada operação. O título adquirido ficará registrado no seu CPF, podendo ser consultado a qualquer tempo por meio do seu extrato no site do Tesouro Direto.

Como Investir no Tesouro Direto?

Partindo do pressuposto de que você possua CPF e conta corrente, o passo a passo de como investir no tesouro direto começa com o cadastro em alguma instituição financeira (também chamada de Agente de Custódia) que esteja habilitada no Tesouro Direto.

Acessando este link, é possível encontrar a lista de todas as instituições habilitadas a oferecer o produto a seus clientes, com as respectivas informações de contato.

O cadastro junto à uma instituição é necessário por ser ela a responsável pelos dados do investidor junto à BM&F Bovespa, repasse de recursos financeiros referentes aos eventos de custódia, além do recolhimento dos impostos vinculados (Imposto de Renda e IOF).

Após o fornecimento das informações e envio da documentação exigida, você irá receber via e-mail uma senha de acesso à área restrita do Tesouro Direto. Lá é onde são realizadas as operações de compra e venda de títulos, assim como consultas a saldos e extratos.

Caso o custodiante escolhido seja um agente integrado, as compras poderão ser feitas no site da própria instituição. Apesar disso, o acesso à área restrita da página do Tesouro permanece para consultas complementares.

E se precisar alterar suas informações após o cadastro, basta solicitar as mudanças à instituição escolhida e apresentar a documentação necessária. Alterações de e-mail e senha podem ser realizadas pelo próprio investidor, diretamente na área restrita.

TD

Como Comprar?

Uma vez completo os passos descritos acima, você poderá investir acessando de 2 formas:

· Através do site do Tesouro Direto; com a sua senha, você acessa a área restrita do site e realiza a compra; a venda, a programação de investimentos, a consulta de extrato, dentre outras transações;

· Através do site da sua Instituição Financeira; algumas instituições habilitadas integraram seus sites ao do Tesouro Direto, tornando-se um agente integrado. Isso significa que você pode comprar e vender títulos públicos no site da própria instituição financeira, a qualquer momento, com os mesmos preços e taxas do site do Tesouro Direto.

Horário de Funcionamento

O site do Tesouro Direto fica disponível para você realizar consultas 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nos dias úteis, das 9h30 às 18h; você poderá investir e resgatar com os preços e taxas disponíveis no momento da transação.

Das 18h às 5h e nos finais de semana ou feriados; os preços e taxas exibidos no site do Tesouro Direto são apenas para referência.

É possível realizar investimentos e resgates, mas serão considerados os preços de abertura do mercado do próximo dia útil.

Nos dias úteis, das 5h às 9h30, o sistema fica em manutenção.

Modalidades de Aplicação

Uma vez cadastrado, você tem 2 maneiras de como investir no tesouro direto. Você pode optar por adquirir os títulos a qualquer momento ou agendar com antecedência e regularidade suas aplicações.

Abaixo, listamos as principais características das duas modalidades:

Investimento Tradicional

  • Operações de compras e vendas que podem ser realizadas a qualquer momento do dia, no período de funcionamento do Programa.

Após o acesso à área restrita ao investidor – por meio do site do Tesouro Direto ou da instituição financeira – você escolherá, dentre os títulos disponíveis para compra, aquele que melhor se encaixa em sua preferência.

  • O valor da compra poderá ser ajustado pela quantidade de títulos desejada ou pelo montante total a ser investido.
  • A operação de venda é realizada da mesma maneira. Para isso, basta acessar a área restrita do site e escolher a quantidade de títulos que deseja vender.

Investimento Programado

  • Contempla o agendamento de compras e vendas; a reaplicação automática dos juros semestrais (cupons) e do valor a ser resgatado nas datas de vencimento dos títulos.
  • No caso de novas compras, você pode agendar a compra de um ou mais títulos durante o período que determinar.
  • A programação será feita sempre pelo valor financeiro.
  • No agendamento das vendas é possível programar o dia de venda, para qualquer data, pela quantidade de títulos.
  • As transações serão realizadas sob os preços e taxas vigentes no dia previsto para liquidação das operações programadas.
  • Nesta modalidade você pode direcionar o dinheiro recebido no vencimento de um título ou proveniente de cupom de juros automaticamente para uma nova aplicação; basta apenas indicar sua opção de compra do novo título. Além disso, poderá optar por reinvestir tudo ou somente parte dos recursos recebidos.
  • Até na véspera da data agendada para a realização da operação, todos os agendamentos poderão ser consultados, cancelados ou alterados. Caso um título envolvido na programação deixe de ser ofertado, você receberá um e-mail e poderá refazer sua programação. Caso não altere seu agendamento, este será cancelado.

As funcionalidades do investimento programado são disponibilizadas de acordo com a opção de cada instituição financeira. Consulte neste link as instituições que oferecem esse serviço.

Prazo para Repasse dos Recursos

Após a confirmação da compra do título, via investimento tradicional ou programado, o sistema do Tesouro Direto informará a data limite para que os recursos necessários, referentes a esta aquisição, estejam disponíveis na sua conta na instituição financeira escolhida para intermediar suas transações.

Você deverá entrar em contato com essa instituição para saber os dados da conta onde irá depositar o dinheiro.

Caso você seja cadastrado em uma instituição financeira integrada ao sistema do Tesouro Direto e realize a compra no site da própria instituição, consulte-a para se informar sobre a data de depósito dos recursos.

Quando ocorrer o vencimento de um título ou o pagamento de cupom de juros, os recursos resultantes dessas operações estarão disponíveis na sua instituição financeira a partir de 13h00 do mesmo dia do pagamento.

Já os recursos financeiros resultantes da venda antecipada de títulos estarão disponíveis na sua instituição financeira a partir de 13h00 do dia seguinte da venda.

No entanto, nos dois casos, a data e o horário de depósito dependerão dos procedimentos operacionais da sua instituição financeira.

Quais os Custos para Investir?

Um dos principais argumentos de quem ainda não sabe como investir no tesouro direto, é que este programa possui impostos; enquanto a poupança é de graça.

Ora, eu prefiro ganhar 10 e pagar 1 de imposto do que ganhar 7. Você não?

Os custos do Tesouro Direto, portanto, se resumem aos impostos sobre os rendimentos e às taxas cobradas referentes aos serviços prestados (tanto pela instituição como pela BM&F Bovespa).

Impostos

Os impostos cobrados são os mesmos incidentes sobre as demais operações de Renda Fixa, como CDBs ou fundos de investimento.

São eles:

  1. Imposto sobre Operações Financeiras (IOF): Cobrados para resgates da aplicação em menos de 30 dias;
  2. Imposto de Renda (IR): Cobrado sobre o rendimento das aplicações; com alíquota regressiva a depender da duração do investimento, conforme gráfico abaixo.

taxas e impostos TD

Vale lembrar que há incidência de impostos sobre os rendimentos financeiros auferidos na venda antecipada; no pagamento de cupom de juros (o IOF não incide sobre os cupons de juros; somente o IR) e no vencimento dos títulos.

Os dias para efeito de tributação são contados a partir da data de início da aplicação.

Outra informação importante é que caso possua o mesmo título comprado em datas diferentes. Numa futura venda antecipada, o título vendido será sempre o mais antigo (não é possível escolher por taxa). Assim, pagará sempre o menor imposto possível.

Taxas

Quanto às taxas cobradas no Tesouro Direto, são duas, sendo uma pela sua instituição financeira e outra pela BM&F Bovespa. Em geral, elas são significativamente menores que as cobradas em outros produtos de renda fixa oferecidos no mercado, a saber:

  • Taxa de custódia; Cobrada pela BM&F Bovespa.
    Tem o valor de 0,30% ao ano sobre o valor dos títulos; referente aos serviços de guarda dos títulos e às informações e movimentações dos saldos.
    É provisionada diariamente a partir da liquidação da operação de compra (D+2).
  • Taxa de administração; Cobrada pela instituição financeira.
    O Tesouro Direto disponibiliza em seu site um ranking com as taxas cobradas por cada instituição. Cabe ao investidor confirmá-las no momento da contratação.
    Algumas instituições não cobram essa taxa de administração.

Recapitulando… Como Investir no Tesouro Direto

Neste artigo vimos o que são títulos públicos e o Tesouro Direto. Vimos como funciona o programa e como investir no tesouro direto.

Além disso, vimos como você pode fazer seus investimentos e todos os custos envolvidos na operação.

Com todas estas informações em mãos, você está pronto para operar no Tesouro Direto, restando apenas escolher qual título investir.

Caso tenha interesse em se aprofundar no assunto, recomendo o Curso do Lucas Santos, “Tesouro Direto Simples”, do qual ele ensina, de maneira simples e direta, todos os detalhes acerca do Tesouro Direto, desde a abertura da conta na instituição financeira, como comprar e vender os títulos, até como declará-los no seu Imposto de Renda.

Todos os detalhes do curso estão aqui.

Até a próxima! =)

 

André Araújo

Olá! Meu nome é André Araújo e sou o autor deste Blog. Sou engenheiro e educador financeiro. Ajudo escravos do boleto a organizarem suas finanças e alcançar a independência financeira. Ajudo também pessoas que não tem tempo a perder a começarem a investir de maneira descomplicada. Ajudo as pessoas a tomarem decisões mais inteligentes sobre o dinheiro, de forma que possam viver com mais qualidade de vida, cheia de coisas que lhe dão prazer.

Website: http://www.andrearaujo.com.br/

1 Comentário

  1. Pingback: Onde investir em 2020? Os 4 Melhores Investimentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *