Você é um investidor ou um especulador? Os 3 perfis de investidores!

Vou começar o artigo repetindo a pergunta: você é um investidor ou especulador?

Enquanto você pensa a respeito, vou me apresentar para quem é novo por aqui.

Meu nome é André Araújo, sou consultor financeiro e autor aqui do BLOG.


Assista o Conteúdo deste Artigo em Vídeo! 😎


Também tenho um canal no Youtube. Se ainda não se inscreveu, se inscreva no canal para me ajudar a continuar espalhando educação financeira para as pessoas, combinado?

Então vamos voltar ao tema de hoje.

Todos que aplicam dinheiro na Bolsa de Valores se consideram investidores.

Ostentam como troféus ganhos e dividendos, até que o mercado entra em compasso de baixa ou alta extrema.

Nestes momentos de vales e picos, a maioria das posições de investimento – mesmo aquelas que se diziam de longo prazo – entram em ebulição.

investidor sis

Poucos são aqueles que conseguem racionalizar a situação e tem condições de operar quando a Bolsa cai ou sobe demais.

Seja por desejo de obter lucro rápido, por medo ou por crença em rumores, a verdade é que as pessoas tendem a agir de acordo com a maioria, sob o chamado “efeito manada”.

O megainvestidor Warren Buffet afirma que por causa deste comportamento, com certa frequência os preços das ações são insensatos.

O que acontece, na prática, é que quase todos que operam na bolsa são especuladores, mesmo quando se auto intitulam investidores.

Como afirma Benjamin Graham eu seu livro o Investidor Inteligente, “uma operação de investimento é aquela que, após análise profunda, promete segurança do capital investido e um retorno adequado, sendo as operações que não atendem a essas condições meramente especulativas.

A maioria das pessoas, mesmo quando bem instruídas, continuam a olhar para o mercado de capitais com receio e prefere agir de maneira especulativa, sem avaliar o valor intrínseco das empresas disponíveis.

O verdadeiro investidor não deveria sentir um frio na espinha quando faz um grande aporte.

Tendo estudado e compreendido o potencial daquele negócio, e após ter incorporado o sentimento de sócio da empresa, a sensação deveria ser de conforto e sucesso e não o contrário.

Como aponta Décio Bazin em seu livro faça fortuna com ações, o especulador “mesmo que queira”, não consegue se livrar do seu vício – ou paixão – que é o lado especulativo do mercado.

A verdade é que quem especula se submete repetidas vezes ao que o Thiago Nigro, o famoso Primo Rico, costuma chamar de Risco da ruína.

Pode haver 1, 2 ou 100 dias de sucesso, mas se no 101º o erro for muito grande, talvez não haja mais capital suficiente para retornar ao mercado no dia seguinte.

Daí que surgem as famosas “lendas urbanas” da Bolsa.

dinheiro

“Poxa, eu pensei em investir em ações na bolsa, mas meu amigo colocou 50 mil reais lá e perdeu tudo. Melhor comprar um imóvel para fazer renda de aluguel.”

Ou,

“Quando invisto em ações, eu só invisto 10% do que tenho. É muito arriscado, sou conservador. Se você for além disso, só pode ser maluco!!”

É importante entender que  no caminho da construção da riqueza e da independência financeira a especulação ingênua não pode ter espaço.

É válido, porém, ressaltar que existe o especulador profissional de mercado, o chamado trader profissional, que tem como metodologia de trabalho realizar um grande volume de operações de curtíssimo prazo.

Eles são especializados e dispõem de ferramentas adequadas que lhes conferem agilidade e controle de riscos, ao contrário de quem especula apenas por desconhecimento.

Por isso, sugiro que você avalie qual é seu perfil e, com base nessa reflexão, pontue quais passos precisa tomar para, o mais rápido possível, tornar-se um investidor de verdade, que percorre um caminho seguro rumo ao seu primeiro milhão.

Perfil nº1 – O Aspirante

tesouro direto renda fixa

O aspirante ainda não consegue investir. Ele não tem consciência que precisa investir o que ganha.

É o famoso “poupador”, que até pouco tempo só conhecia a caderneta de poupança.

Acabou de descobrir as maravilhas do Tesouro Direto e por isso não deixa a renda fixa.

Perfil n 2: O Especulador Iniciante

O especulador iniciante negocia ações sem pensar no valor da empresa, mas apenas no preço da ação.

Ele não investe na empresa, pois encerra suas posições constantemente.

Acredita que a sorte faz parte do mercado de ações e fica viciado no “jogo” e corre risco de falência ao operar diversas vezes e, a medida que sofistica suas ações, opta por produtos ainda mais voláteis.

Perfil nº 3: O Investidor

investidor

O investidor nunca compra ou vende ações baseado no preço delas no momento, mas sim nos fundamentos da companhia.

Não faz day trade desnecessariamente ou pretende ganhar dinheiro com operações de curto prazo que geram custos excessivos com taxas e impostos.

Ele faz aportes pensando na velhice e aposentadoria e entende o poder dos juros compostos.

Se você se identificou com o perfil 1, recomendo que adquira meu manual “Minha Primeira Ação”.

Nele ensino o passo a passo completo para você evitar se tornar um perfil 2 e ir direto para o 3º, aprendendo a analisar e investir de verdade nas empresas listadas na bolsa.

Se você se identificou com o perfil 2, muito cuidado.

Recomendo que faça uma avaliação da sua carteira e tente não se expor demais ao mercado.  

E não é que especular seja uma forma errada de ganhar dinheiro, pelo contrário, o trader profissional tem os seus méritos, mas temos que considerar que é muito difícil ser trader, o nível de conhecimento e dedicação exigido é muito alto, de forma que poucas pessoas conseguem, de maneira efetiva e consistente, viver apenas dessas operações no dia a dia.

A verdade é que quando se tem muito dinheiro, fica mais difícil especular e quando você tem pouco dinheiro, seu ganho é pequeno e exige muito esforço.

Daí você poderia colocar esse esforço em outro lugar, talvez empreendendo, o que geraria muito mais dinheiro.

Já se o seu perfil foi o 3º, parabéns!

Você provavelmente está no caminho certo para a construção da sua riqueza e da independência financeira.

Todo investimento real, portanto, seja em ações, FIIs, ou mesmo no Tesouro Direto ou CDB, é de longo prazo, enquanto aquele que pode se mover confirme condições momentâneas de mercado é apenas especulativo.

Se você quer realmente construir sua riqueza, deve evitar ao máximo o risco da ruína e ajustar sua mentalidade para entender que os investimentos remuneram o capital do seu trabalho, qualquer pensamento em ganhar dinheiro rápido é especulação e geralmente leva ao prejuízo.

E você, é um especulador ou um investidor? Responda nos comentários!

Tem algum amigo que precisa ler este artigo? Compartilha com ele!

Um grande abraço e até o próximo artigo.

André Araújo

Olá! Meu nome é André Araújo e sou o autor deste Blog. Sou engenheiro e educador financeiro. Ajudo escravos do boleto a organizarem suas finanças e alcançar a independência financeira. Ajudo também pessoas que não tem tempo a perder a começarem a investir de maneira descomplicada. Ajudo as pessoas a tomarem decisões mais inteligentes sobre o dinheiro, de forma que possam viver com mais qualidade de vida, cheia de coisas que lhe dão prazer.

Website: http://www.andrearaujo.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *