O que a 1ª Lei de Newton nos ensina sobre investimentos

Eu sou André Araújo, consultor e coach financeiro e no artigo de hoje vou contar o que a 1ª lei de Newton nos ensina sobre investimentos.

Primeiro, vamos voltar a escola e lembrar daquelas aulas de física que você devia ter prestado mais atenção… rsrs


Assista o Conteúdo deste Artigo em Vídeo! 😎


Resumidamente e sem entrar em detalhes, a primeira lei de Newton é a também chamada lei da Inércia, que diz que a tendência de um corpo, desde que nenhuma força seja exercida sobre ele, é permanecer em seus estado natural, ou seja, um corpo parado tende a permanecer parado, enquanto que outro em movimento, tende a permanecer em movimento.

Traduzindo essa lei para o universo dos investimentos, é possível dizer que um bom investimento tende a permanecer bom, da mesma forma que um investimento notavelmente ruim, tende a permanecer ruim.

O Que as Pessoas Fazem

erro nos investimentos

O que acontece é que muita gente aposta no chamado turnaround ou volta por cima na tradução literal.

Em outras palavras as pessoas apostam em empresas ruins, que tem seguidos prejuízos ou rolos bastante complicados, na esperança de de repente bombar e valorizar bastante.

Muitas vezes são aquelas empresas que custam baratinho na bolsa, que o investidor, ou melhor, o apostador, consegue comprar milhares delas.

Ele se posiciona na empresa e começa a rezar, ignorando totalmente os fundamentos da empresa.

investidor sis

Lembra da definição da lei da Inércia?

Pois é. O que acontece, na maioria das vezes é que a pessoa acaba com o mico na mão, vendendo com prejuízo.

Ou pior, segura até o último momento e defende a empresa como se fosse parte da própria família, ao invés de simplesmente assumir o erro e partir para outra.

Esse comportamento é achar que a bolsa é loteria, é mágica, é qualquer coisa, menos investimento.

Bolsa de valores é coisa séria e se você não souber o que está fazendo, certamente vai ter experiências ruins para sua saúde mental e financeira.

Infelizmente, ou felizmente, não foi dado ao ser humano o dom de prever o futuro.

Assim, não dá para saber, no curto prazo, se uma ação vai subir ou cair, nem o motivo.

Por mais que você veja diversos Messias por ai, nos jornais, revistas e na internet, a verdade é que todo mundo vai chutar alguma coisa, e alguém vai acabar acertando.

Daí, esse alguém vai usar esse acerto para vender mais prognósticos da mãe Diná, iludindo aqueles que entram na bolsa com pensamento de ficar rico da noite para o dia e que, na prática, não sabem o que estão fazendo.

Não invista em porcaria achando que vai “bombar” porque isso é ilusão!

O que você deve fazer

No universo das ações, invista em empresas boas, com lucros consistentes, de valor!

Como na 1ª Lei de Newton, uma empresa que apresenta fundamentos bons e tem lucros consistentes, tende a continuar assim no médio/longo prazo, proporcionando um aumento significativo de patrimônio para os sócios.

Enquanto que no curto prazo, como o próprio nome renda variável sugere, os preços variam para cima e para baixo.

Sabe aquele ditado popular “quem tudo quer, tudo perde?”.

Ele resume bem o caminho da maioria que entra na bolsa sem saber o que está fazendo, entra achando que vai ficar rico da noite para o dia e acaba saindo com prejuízo e falando mal da bolsa de valores.

Mas o problema não é a bolsa, o problema é a mentalidade do investidor.

Você, como investidor deve gerenciar seus riscos e diversificar. Tem de buscar ganhar pouco e perder pouco. Pois, só assim, você terá tranquilidade na sua vida.

No longo prazo, os juros compostos e as boas empresas, com certeza te levarão a independência financeira.

Como começar da maneira certa?

minha primeira ação

E como começar da maneira certa? Como analisar se uma empresa é boa?

Tive essa mesma dificuldade quando comecei e essa foi a principal razão que me motivou a escrever um livro sobre assunto.

Fazer com que as pessoas que querem investir em renda variável, seja em ações ou FIIS, possam fazer de maneira tranquila.

Decidi criar o livro que tanto procurei e não encontrei quando comecei a investir.

Um guia que ensina passo a passo como você pode deixar de ser alguém que não possui investimentos, para se tornar um investidor em bolsa de valores…

De modo que você possa antecipar a realização dos seus sonhos, ao deixar o seu suado dinheiro “trabalhar” sozinho; potencializando o retorno dos seus investimentos.

Na verdade, quando comecei, pensava que eu teria que ser um verdadeiro expert em investimentos…

Mas errei feio!

Para investir é muito mais fácil do que isso. Não é preciso ser milionário nem ter doutorado em finanças.

Hoje, eu ajudo pessoas comuns a construírem e protegerem sua riqueza ao longo do tempo, sem que elas precisem sacrificar sua qualidade de vida atual.

O livro digital “MINHA PRIMEIRA AÇÃO” é um e-book que vai te levar a um outro nível nos seus investimentos; te guiando passo a passo, com o que fazer; desde a escolha da corretora de valores, até a compra e gestão das suas ações.

Se ainda não começou a investir ou pretende investir da maneira correta, recomendo fortemente que adquira este livro.

Tenho certeza que vai te ajudar!

Um grande abraço e até a próxima.

André Araújo

Olá! Meu nome é André Araújo e sou o autor deste Blog. Sou engenheiro e educador financeiro. Ajudo escravos do boleto a organizarem suas finanças e alcançar a independência financeira. Ajudo também pessoas que não tem tempo a perder a começarem a investir de maneira descomplicada. Ajudo as pessoas a tomarem decisões mais inteligentes sobre o dinheiro, de forma que possam viver com mais qualidade de vida, cheia de coisas que lhe dão prazer.

Website: http://www.andrearaujo.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *