10 Livros que Você Deveria Ler
Olá, seja muito bem-vindo a mais um artigo aqui do BLOG.
Neste artigo vou falar de 10 livros que li e penso que você deveria ler também!
Assista o Conteúdo deste Artigo em Vídeo! 😎
O primeiro livro que recomendo é o Pai Rico, Pai Pobre.
Conteúdo
1. Pai Rico Pai Pobre
O famoso livro de Robert Kyiosaki, Pai Rico Pai Pobre, é uma leitura imprescindível para aqueles que querem ter uma visão fora da caixa sobre a relação que temos com o trabalho e com o dinheiro.
A história de dois pais com ideologias e vivências completamente diferentes e com resultados surpreendentes na vida vai te fazer pensar nas escolhas que fazemos sem pensar e mostrar que o tradicional nem sempre é a melhor escolha.
2. O Homem Mais Rico da Babilônia
Em O Homem Mais Rico da Babilônia, o autor George Clason nos leva para antiga babilônia onde viviam os homens mais ricos dos tempos antigos.
Homens que entendiam de economia e investimentos. Este livro traz conceitos importantes como o de “pagar-se primeiro” e o de que % de despesas necessárias das pessoas que ganham R$1000,00 ou R$10.000 é a mesma, ou seja, quando ganhamos mais, aumentamos nossas despesas na mesma proporção.
Este e outros conceitos são explicados em forma de histórias, ou fábulas que tornam o livro leve e didático.
3. O Milagre da Manhã
Você é daqueles que não perde uma boa oportunidade de acordar tarde?
“O Milagre da Manhã” nos faz pensar justamente por outra perspectiva.
Você já acordou cedo um dia, resolveu várias pendências antes do meio dia e ficou se perguntando como aquilo foi possível?
O autor, Hal Elrod, sugere acordar uma hora antes de iniciar suas atividades cotidianas e sugere um guia de 6 exercícios que qualquer pessoa pode praticar, sempre nos primeiros horários da manhã.
Segundo o próprio autor, “dedicando-se inteiramente ao seu desenvolvimento pessoal por meio das 6 atividades Salvadoras de Vidas, o Milagre da Manhã pode ser fundamental na conquista de todos os seus sonhos e na transformação de sua vida”.
Confesso que não sigo a risca os ensinamentos do livro, mas admito que acordo todos os dias as 4 da manhã e, sem sombra de dúvidas estas horas são as mais produtivas do meu dia.
Inclusive nesse momento que estou escrevendo este artigo são 4:33 da manhã!
4. O Poder do Hábito
O livro O Poder do Hábito gira em torno da pergunta:
“Por que fazemos o que fazemos?”
E a resposta, segundo Charles Duhigg é que a maioria das escolhas que fazemos a cada dia pode parecer fruto de decisões tomadas com bastante consideração, porém, não são.
Elas são hábitos.
Pensando assim, nós somos capazes de fazer tudo o que queremos, desde que criemos os hábitos certos.
O livro é dividido em três partes:
Os hábitos dos indivíduos fala sobre como funcionam os hábitos, como eles surgem em nossas vidas e como podemos mudá-los, através de exemplos reais.
A segunda parte é sobre Os hábitos das organizações bem-sucedidas.
São casos reais de empresas como a Alcoa e Starbucks que através de mudança de hábitos conseguiram crescer exponencialmente.
E a terceira e última parte, os hábitos das sociedades mostra como hábitos do dia a dia influenciam no nosso comportamento perante a sociedade e na família.
É um livro bastante interessante e vale a leitura.
5. A Sutil Arte de Ligar o F*da-se
A sutil arte de ligar o f*da-se é um livro que diz na sua cara que talvez você não seja tão especial quanto pensa.
E que a vida é mais cheia de problemas do que de soluções.
E, por fim, que não adianta se esforçar: a felicidade plena não existe.
Esse é o mundo que o escritor Mark Manson apresenta. Porém, apesar de parecer estranho, o autor utiliza uma linguagem fluida que desperta no leitor a sutil arte de filtrar o que é valido para você no momento da vida em que se encontra e, talvez, aplicar alguma mudança efetiva na rotina e nas relações pessoais.
Confesso que é um livro que de cara, me causou certa resistência, mas me permiti a leitura e fiquei bastante satisfeito com o que encontrei.
As vezes precisamos de procurar diferentes pontos de vista para que não fiquemos emburrecidos e dogmáticos. E este livro me ajudou neste ponto.
É um livro que todos deveriam ler.
6. Você e Seu Dinheiro
A primeira mensagem que Carl Richards deixa claro em Você e Seu Dinheiro é que nós precisamos do dinheiro.
Seja para as necessidades básicas do nosso dia a dia como comida, roupa e abrigo ou para realizar algum de nossos sonhos.
O problema é que muitas vezes não conseguimos conquistar estes nossos objetivos e um dos principais motivos para isso é porque existe uma grande diferença entre o que deveríamos fazer e o que de fato fazemos em relação ao dinheiro.
E neste ponto que está a nossa falha do comportamento, o conceito principal deste livro.
O livro, de maneira geral, faz com que você observe o comportamento padrão das pessoas e perceba que aquilo pode não servir para você, ou seja, a leitura te faz aproveitar melhor seu tempo com coisas que realmente importam , conseguindo assim, alcançar seus objetivos de maneira muito mais rápida e eficaz.
Um livro simples, curto mas com conselhos valiosos para quem almeja ter sucesso com o dinheiro, seja na suas finanças pessoas, seja em investimentos.
7. Trabalhe 4 Horas Por Semana
Em trabalhe 4 horas por semana, Tim Ferris ensina você a ter um dia bem mais produtivo para que você possa ter bem mais tempo livre e poder usar esse seu tempo livre como trampolim para sair de seu emprego atual.
Tim ensina estratégias para definir suas metas e objetivos e discorre sobre casos de sucesso realmente inspiradores.
A idéia central do livro é que a produtividade é o caminho para que você tenha bem mais tempo livre.
Então ele ensina técnicas para aumentar sua produtividade de maneira que você nunca imaginou.
Trabalhe 4 horas por semana fará você refletir sobre a circunstância de que que nem sempre o fato de você estar ocupado o dia todo é sinal de que você está sendo produtivo.
É um livro fundamental para aqueles que não aguentam uma rotina de 8 horas de trabalho e sentem que poderiam fazer muito mais com seu tempo.
8. Casais Inteligentes Enriquecem Juntos
Em casais inteligentes enriquecem juntos, Gustavo Cerbasi aborda o assunto que é considerado uma das principais causas de divórcio no Brasil:
Dinheiro.
Muitas vezes o tema “dinheiro” é tratado como mito entre os casais e raramente é assunto entre ambos. Uma simples diferença de salário entre cada indivíduo do casal pode, e normalmente gera, bastante estresse.
Cada pessoa tem o seu modo de lidar com o dinheiro e, no livro, o autor nos mostra modos de pensar e falar sobre o assunto.
Cerbasi propõe estratégias para lidar com a renda familiar, seja ela pequena ou grande, e como planejar o futuro financeiro do casal sem comprometer a qualidade de vida no presente.
O autor também nos mostra como identificar cada perfil financeiro e como é a relação entre pessoas de diferentes tipos de perfil.
Com sugestões para casais em qualquer fase de relacionamento, de namorados a casais com filho adulto, “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos” mostra diferentes modos para formar uma parceria inteligente, ao longo da vida a dois, na administração das finanças da família.
Seja você solteiro ou comprometido, fato é que não ficará sozinho para sempre e esta leitura é fundamental para o bom relacionamento de qualquer casal.
9. Os Segredos da Mente Milionária
No livro os segredos da mente milionária, Harv Eker, divide a história em 2 pontos principais:
O primeiro é o que ele chama de modelo de dinheiro.
Segundo o autor, o modelo financeiro de uma pessoa consiste numa combinação dos seus pensamentos, dos seus sentimentos e das suas ações em relação ao dinheiro.
Porém, a base do que pensamos vêm principalmente da informação ou programação que recebemos no passado, sobretudo na infância.
E essa programação tem influência no seu modo de pensar e enxergar o mundo.
O segundo ponto principal do livro são os arquivos de riqueza da qual o autor cita 17 mentalidades das pessoas ricas e como as pessoas pobres enxergam esta mesma situação.
O livro abre sua mente para crenças limitante que temos e te explica como você pode mudar sua mentalidade para conseguir alcançar tudo que sempre desejou.
10. Dinheiro é Emocional
Em Dinheiro é Emocional, Tiago Brunet apresenta como sua experiência como Coach e mentor de dezenas de líderes empresariais, políticos e religiosos o levou a entender sobre como o que controla nossas emoções também governa o nosso destino financeiro.
O autor diz que Dinheiro no bolso sem propósito, é dinheiro perdido.
Durante a obra, o autor nos leva a refletir sobre nossa saúde emocional e financeira e desassocia a prosperidade ao dinheiro, afirmando que o verdadeiro sentido da prosperidade não é o dinheiro e sim cumprir seus verdadeiros objetivos de vida.
O livro é uma abertura para entender as razões pelas quais buscamos o dinheiro e o porque muitas vezes o simples fato de conseguir pode não ser o bastante, se não tiver um propósito bem definido para ele.
Livro de leitura rápida e relevante.
E você? Já leu alguns destes livros? Deixe um comentário contando o que achou… e se tiver alguma outra sugestão de leitura deixe uma mensagem aqui também.
Um grande abraço e até a próxima.
Pingback: Poupar e Investir: Qual a Diferença? | André Araújo